sábado, 23 de março de 2013

Os 16 álbuns mais vendidos da historia do rock

Os 16 álbuns mas vendidos da historia do rock
16° Guns N' Roses - Appetite for Destruction
  
Appetite for Destruction é o álbum de estreia do grupo norte-americano de hard rock Guns N' Roses. Lançado em 21 de julho de 1987 pela Geffen Records, não obteve muito sucesso de início, mas começou a vender assim que a banda iniciou turnês pela América do Norte como abertura para grandes nomes do rock como The CultAlice Cooper e Aerosmith, além de seus próprios shows por festivais e casas de show.

Appetite for Destruction é tido como um dos mais importantes lançamentos da história do rock por trazer canções que se tornaram clássicas e são populares até hoje como "Welcome to the Jungle", "Sweet Child O' Mine" e "Paradise City" dentre outras. O álbum foi aclamado pela crítica, que elogiou principalmente as letras variadas e as melodias potentes. Foi também um grande sucesso comercial, se tornando o disco de estreia mais vendido da história e é hoje o 11º álbum mais vendido nos Estados Unidos, bem como um dos mais vendidos mundialmente, com cerca de 28 milhões de cópias comercializadas desde seu lançamento.


15° Bon Jovi - Slippery When Wet 


Slippery When Wet é o terceiro álbum de estúdio da banda americana de hard rock Bon Jovi lançado em 1986. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame e um dos mais vendidos da história do hard rock.


O álbum vendeu 28 milhões de cópias mundialmente. Na turnê que se seguiu, Jon Bon Jovi começou a ter dificuldades vocais. As notas extremamente altas e constantes danificaram sua voz permanentemente. Com a ajuda de um técnico vocal, Jon Bon Jovi e os outros integrantes da banda continuaram a turnê. Daí em diante, Jon teve que cantar em tons ligeiramente mais baixos desde então.
O Álbum é considerado pelos críticos especializados como um dos grandes feitos do mundo do rock sendo que umas das canções do álbum chamada Livin' on a Prayer é considerada uma obra-prima sendo que a música é considerada uma das canções mais empolgantes do século XX, A música ficou na 1ª posição das '100 Melhores Músicas dos anos 80' na lista feita pelo canal de clipes VH1.
A faixa "Livin' on a Prayer", uma das canções mais famosas do álbum e da banda, também foi tema do último episódio da série de televisão Everybody Hates Chris
14° Pink Floyd - The Wall 
The Wall é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd. Lançado como álbum duplo em 30 de Novembro de 1979 ele foi, posteriormente, tocado ao vivo com efeitos teatrais, além de ter sido adaptado para o cinema.
Seguindo a tendência dos últimos três álbuns de estúdio da banda, The Wall é um álbum conceitual, tratando de temas como abandono e isolamento pessoal. Foi concebido, inicialmente, durante a turnê In the Flesh, em 1977, quando a frustração do baixista e letrista Roger Waterspara com seus espectadores tornou-se tão aguda que ele se imaginou construindo um muro entre o palco e o público.
The Wall é uma ópera rock centrada em Pink, um personagem fictício baseado em Waters. As experiências de vida de Pink começam com a perda de seu pai durante a Segunda Guerra Mundial, e continuam com a ridicularização e o abuso de seus professores, com sua mãe superprotetora e, finalmente, com o fim de seu casamento. Tudo isso contribui para uma auto-imposta isolação da sociedade, representada por uma parede metafórica.
O álbum contém um estilo mais duro e teatral do que os lançamentos anteriores do Pink Floyd. O tecladista Richard William Wright deixou a banda durante a produção do álbum, continuando no processo como um músico pago, apresentando-se com o grupo na turnê The Wall. Comercialmente bem-sucedido desde o seu lançamento, o álbum foi um dos mais vendidos de 1980, vendendo mais de 11.5 milhões de unidades nos Estados Unidos, atingindo a primeira posição da Billboard. A revista Rolling Stone listou The Wall na 87ª posição em sua lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.
13° Nirvana - Nevermind 
Nevermind é o segundo álbum de estúdio da banda norte-americana Nirvana, lançado em 1991. Assim que foi lançado, conquistou aclamação da crítica e sucesso de público, vendendo em torno de 30 milhões, 11,5 milhões nos Estados Unidos segundo a RIAA. Este álbum consagrou oNirvana no mundo todo, famoso pela sua variada sonoridade e principalmente pela sua capa, com uma foto do bebê Spencer Elden nadando atrás de uma nota de 1 dólar presa num anzol, eleita pela revista Rolling Stone como a melhor capa de todos os tempos. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, ficando na 10ª colocação, sendo o único álbum da década de 90, no Top 10.
Mesmo lançado há 20 anos, Nevermind ainda continua sendo um dos trabalhos mais influentes do cenário musical. Recentemente, o canal de TV norte-americano VH1, elegeu Nevermind como o segundo melhor álbum de rock da história, apenas atrás de Revolver, dos Beatles.
12° Metallica - Metallica 
Metallica, também conhecido como Black Album ("Álbum Negro"), é o quinto álbum de estúdio da banda norte-americana de heavy metalMetallica, lançado a 12 de Agosto de 1991.
Com faixas como "The Unforgiven", "Enter Sandman" e "Nothing Else Matters", tornou-se no álbum de maior sucesso do grupo, tendo vendido cerca de 15.664.000 de cópias apenas nos Estados Unidos, sendo o álbum que mais vendeu no país desde que a Billboard começou a usar aNielsen SoundScan para calcular as vendas,[7] e mais de 28 milhões mundialmente. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, ficando em 14º lugar.
Também teve bastante sucesso junto da crítica especializada, tendo, inclusive, ganhado um Grammy. Em 2003, ficou em 252º na lista dos 500 melhores álbuns de sempre da Revista Rolling Stone.
A capa do álbum tem somente o logotipo da banda e uma cobra enrolada, derivada da bandeira de Gadsden. O lema da bandeira de Gadsden, "Don't Tread on Me", é usado como título de uma das músicas do álbum.
Em 2004, foi lançado um DVD-Audio com uma mixagem 5.1 do álbum.


In-A-Gadda-Da-Vida é o segundo álbum de estúdio da banda Iron Butterfly, lançado em 1968. À exceção de "Termination", todas as músicas foram escritas por Doug Ingle.
O álbum foi relançado como uma versão de luxo, contendo três versões de "In-A-Gadda-Da-Vida", uma versão de estúdio de aproximadamente 17 minutos, uma versão ao vivo com 18 minutos e outra versão de aproximadamente 3 minutos, também lançada no single.
Diz a lenda que o vocalista do Iron Butterfly estava tão bêbado quando gravou a música "In the Garden of Eden", que a faixa 6 passou a se chamarIn a gadda da vida.


Brothers in Arms é o quinto álbum de estúdio da extinta banda de rock inglesa Dire Straits, lançado em 1985 vendedo em cerca de 30 milhões.
O álbum foi um marco na indústria fonográfica, sendo um dos pioneiros no processo de gravação, mixagem e masterização totalmente digitais. Faz parte da lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.







Born in the U.S.A. é o sétimo álbum de estúdio do cantor estadunidense Bruce Springsteen, lançado em 4 de junho de 1984 vendeu em cerca de 30 milhões. Este álbum está nalista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.










8° The Beatles - 1 
1 (também conhecido como The Beatles 1 ou The Beatles One) é uma coletânea de The Beatles, lançada em 13 de Novembro de 2000, dos 27 singles que alcançaram a primeira posição das listas oficiais do Reino Unido e/ou Estados Unidos.Comercialmente, o álbum excedeu todas as expectativas.
 Estreou no topo da maioria das listas de vendas do mundo (incluindo os Estados Unidos eInglaterra). Graças a 1, os Beatles já colheram uma série de novos recordes: o álbum mais vendido da década, o artista que mais vendeu em 2001 e o álbum mais rapidamente vendido da história, com mais 10 milhões de cópias no primeiro mês. Estas são verdadeiras conquistas considerando-se que o grupo se separou três décadas atrás.
Os críticos musicais e os seguidores da banda britânica reagiram positivamente. Alguns lamentaram a falta do clássico single Strawberry Fields Forever, considerado um dos picos criativos do grupo. O mesmo com o segundo single dos Beatles, Please Please Me, que é popularmente reconhecida como "seu primeiro número um", mas, na verdade, só chegou ao topo em três listas britânicas de sucesso, mas nunca na lista de Record Retailer, que é considerada "oficial". De qualquer maneira, ele continua a ser visto como uma excelente retrospectiva da carreira do grupo, incluindo todos os números um de cada grupo (exceto a pouco reconhecida For You Blue, composta por George Harrison, e que foi o último número 1 da banda em 1970 nos Estados Unidos, ao lado do duplo lado A com The Long and Winding Road, canção que está em 1).
Jagged Little Pill é o terceiro álbum de estúdio da carreira da cantora e compositora canadense Alanis Morissette e o primeiro a ser lançado internacionalmente. Este álbum marca uma nova fase da cantora, onde a mesma fica excessivamente popular no mundo por causa do seu estilo alternativo, de seus vocais e de suas canções que são confissões emocionais. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame[1]
O álbum foi um grande sucesso, conseguindo ficar por 12 semanas não consecutivas em #1 nos Estados Unidos (Billboard 200) e sendo um dos três álbuns - assim como Thriller de Michael Jackson e Falling into You de Celine Dion - a ficar no top 10 por 69 semanas. Em 2003. o álbum foi escolhido como o 327° pela revista Rolling Stone como um dos 500 Grandes Álbuns de Todos Os Tempos ("The 500 Greatest Albums Of All Time"). Registros afirmam que Jagged Little Pill é o décimo segundo mais bem vendido álbum de todos os tempos e é o segundo mais vendido da década de 1990, atrás apenas do álbum Come On Over da cantora Shania Twain.
Jagged Little Pill vendeu 28 milhões de cópias até 2000, 30 milhões em Janeiro de 2005 e 33 milhões em 2009. É, até hoje, o terceiro álbum mais vendido nos Estados Unidos desde o início das medições de vendagens feitas pela atual SoundScan em 1991, com 14.727.000 cópias comercializadas.
O quarto álbum de estúdio da banda britânica de rock Led Zeppelin foi lançado em 8 de novembro de 1971 e nunca recebeu um título oficial, por isso é conhecido apenas por Led Zeppelin IV.
Após os comentários negativos da crítica sobre a banda não titular seus lançamentos, o guitarrista e líder da banda, Jimmy Page, decidiu que o até então futuro quarto disco do grupo também não teria nome, e decidiu que cada um dos quatro integrantes devia escolher um símbolo qualquer para representá-lo na capa, e que nada mais estaria escrito nela. A banda começou a gravar o disco em dezembro de 1970 e usou vários estúdios na Inglaterra e nos Estados Unidos, com as gravações sendo acompanhadas por membros dos The Rolling Stones, outro grupo que estava em destaque na época. A principal faixa do álbum, "Stairway to Heaven", foi composta por Jimmy em parceria com o vocalista Robert Plant enquanto a banda estava em turnê pelos Estados Unidos, e mesmo nunca tendo sido lançada como single, tornou-se a canção de maior sucesso daquele ano, e é considerada até hoje uma das melhores gravações musicais de todos os tempos.
Assim que foi lançado, o disco alcançou o segundo lugar da Billboard 200 nos Estados Unidos, enquanto "Stairway to Heaven" tornou-se um sucesso nas rádios e embalou o álbum inteiro, que em dois meses tornou-se o mais comprado do ano e, hoje em dia, já vendeu mais de vinte e três milhões de cópias só nos Estados Unidos, além de ter vendido cerca de quarenta milhões de cópias a nível mundial, sendo assim um dosálbuns mais vendidos da história, além de ter recebido aclamação da crítica especializada e ser apontado até hoje como o disco de rock and rollmais importante de todos os tempos.
Rumours é o 11º álbum de estúdio da banda de rock anglo-americana Fleetwood Mac. Gravado em 1976, ele foi produzido pela banda junto comKen Caillat e Richard Dashut e lançado pela gravadora Warner Bros. em 4 de fevereiro de 1977. O disco alcançou o topo das paradas da Billboardnos Estados Unidos e da UK Albums Chart no Reino Unido. Quatro canções do disco, Go Your Own WayDon't StopDreams e You Make Loving Fun, foram lançadas como singles. Vencedor do Prêmio Grammy de Álbum do Ano, Rumours vendeu mais de 40 milhões de cópias em todo mundo, recebeu 19 discos de platina da RIAA nos Estados Unidos e transformou o Mac em superestrelas mundiais do rock.
A banda tentava aumentar o sucesso comercial e de crítica conseguido com o disco anterior, Fleetwood Mac, o primeiro com a dupla Lindsey Buckingham e Stevie Nicks como integrantes, mas encontrou-se no meio de um grande problema interpessoal e de rompimento de relações - dois casais se separando ao mesmo tempo - antes mesmo que o disco começasse a ser gravado. As seções de gravação foram marcadas porcomportamentos hedonísticos e conflitos entre seus membros. Esse clima acabou marcando as letras das músicas.
Influenciado pela música pop da época, as faixas foram gravadas com uma combinação de instrumentos acústicos e elétricos. O processo demixagem acabou atrasando o lançamento do disco, que foi terminado apenas no fim do ano e lançado em fevereiro de 1977. Após o lançamento, o Fleetwood Mac saiu em turnê mundial para promover o disco.
Rumours recebeu aclamação mundial da crítica, centrada principalmente na qualidade da produção e na harmonia das canções, que frequentemente contavam com a interação dos três vocalistas. Desde então a obra tem influenciado o trabalho de diversos grupos musicais de gêneros diferentes. Considerado o melhor disco do Fleetwood Mac, através dos anos Rumours vem sendo citado na imprensa em várias listas de melhores álbuns dos anos 70 e de todos os tempos.
Their Greatest Hits (1971–1975) é a primeira compilação da banda Eagles, lançada a 17 de Fevereiro de 1976.
Até Janeiro de 2009, o álbum vendeu 42 milhões de copias e cerca de 29 milhões de cópias só nos Estados Unidos.









Bat Out of Hell é o segundo álbum de estúdio de Meat Loaf, lançado em 1977. As sete canções são de autoria de Jim Steinman, sendo estas produzidas pelo lendário Todd Rundgren, fazendo este, também, uma participação nas guitarras. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame
Bat Out of Hell é até hoje uma referência no Rock and roll, combinando também elementos teatrais e operísticos - como por exemplo em "Paradise by Dashboard Light". Como conceito, há uma certa dose de romance e sensualidade nos temas, "Two Out Of Three Ain't Bad", "Heaven Can Wait", com rock poderoso, marcante e melódico (a faixa-título "Bat Out Of Hell" e a já citada "Paradise by Dashboard light").
Meat Loaf lançaria uma série de álbuns posteriores a este, como Midnight At The Lost And Found (1984) e uma espécie de continuação do seu primeiro LP: Bat Out of Hell II: Back Into Hell, de 1993.
Em um ranking elaborado no ano de 2003, a revista Rolling Stone dedicou a Bat Out Of Hell a 343ª posição entre os 500 melhores álbuns de todos os tempos.
É também o quarto álbum mais vendido de todos os tempos, atrás de Back in Black (AC/DC), Thriller (Michael Jackson) e Their Greatest Hits (1971–1975) (Eagles).
The Dark Side of the Moon é o oitavo álbum de estúdio da banda britânica de rock progressivo Pink Floyd, lançado em 24 de março de 1973. O disco marca uma nova fase no som da banda, com letras mais pessoais e instrumentais menores, contendo alguns dos mais complicados usos dos instrumentos e efeitos sonoros existentes na época, incluindo o som de alguém correndo à volta de um microfone e a gravação de múltiplos relógios a tocar ao mesmo tempo.
Os temas explorados na obra são variados e pessoais, incluindo cobiça, doença mental e envelhecimento, inspirados principalmente pela saída deSyd Barrett, integrante que deixou o grupo em 1968 depois que sua saúde mental se deteriorou. O conceito básico do disco foi desenvolvido quando a banda estava em turnê, e muito do novo material foi apresentado ao vivo muitos antes de ser gravado. A banda produziu o trabalho noAbbey Road Studios de Londres em diferentes seções em 1972 e 1973 ao lado do produtor Alan Parsons, diretamente responsável pelo desenvolvimento dos elementos sonoros mais exóticos presentes no disco, e a capa, que traz um prisma sendo atingido por um feixe de luz o transformando em um arco-íris, foi desenvolvida para representar a iluminação de palco da banda, o conteúdo íntimo das letras e para atender os pedidos da banda por um trabalho "simples e marcante".
The Dark Side of the Moon foi um sucesso imediato, chegando ao topo da Billboard 200 nos Estados Unidos e já fez mais de oitocentas e três aparições na parada desde então, tendo vendido mais de quinze milhões de cópias e estando na lista dos álbuns mais vendidos da história no país, também no Reino Unido e na França, com um total de cinquenta milhões de cópias comercializadas mundialmente até hoje. A obra também recebeu aprovação total dos fãs e aclamação da crítica especializada, sendo considerado até hoje um dos mais importantes álbuns de rock de todos os tempos.
1° AC/DC - Back In Black 
Back in Black é o sétimo álbum de estúdio da banda australiana AC/DC.
Foi lançado em 25 de julho de 1980 e, até hoje, já vendeu 50 milhões de cópias,[2] sendo o álbum de rock mais vendido de todos os tempos e encontra-se na lista dos álbuns mais vendidos do mundo, na segunda posição, atrás apenas de Thriller, de Michael Jackson.[3] O álbum até hoje já vendeu mais de 22 milhões de cópias nos Estados Unidos.[4] Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.[5]
Depois do sucesso de Highway to Hell, a banda começou a desenvolver o álbum, após a morte de seu vocalista, Bon Scott, cuja causa oficial da morte foi de "intoxicação alcoólica aguda". Quando Scott foi substituído por Brian Johnson, o álbum foi totalmente refeito, com hits como "Hells Bells", "You shook me All Night Long" e a faixa que dá título ao álbum, "Back in Black". O álbum se tornou um enorme sucesso nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. O álbum foi remasterizado, e relançado duas vezes no box bonfire de (1997), e em 2003, como parte da série de remasterizados da banda.









Nenhum comentário:

Postar um comentário